Faculdade de fotografia vale a pena?? Carol Pommerehn responde

setembro 03, 2014

Se vocês assim como eu amam fotografia, o post de hoje vai servir como utilidade pública. Nos meus dilemas pessoais, sempre a questão da faculdade certa para mim foi um ponto de interrogação. Há não muito tempo atrás descobri que fotografar me acalma e que é o que eu quero fazer para sempre. Pode ser um hobby no momento, mas ver tantos sorrisos e marcar a vida de alguém com simples clicks me fazem delirar.
Esse post é o mais esperado para mim, desde que decidi criar um blog. Um dia qualquer, rolando o feed do facebook, encontrei a página da Carol e ó: foi amor a primeira vista. O modo como ela fotografa me encantou de um jeito, seu olhar é completamente poético e adoro a criatividade dela em relação á seus ensaios. De verdade, me inspiro nela. Cada foto faz meu coração bater mais forte e minha vontade aumenta. Quando tô desanimada, achando que nada vai dar certo, olho para as fotos dela e imagino eu daqui uns anos fazendo a mesma coisa, quem sabe.
Ela foi um amor quando perguntei se gostaria de participar dessa entrevista. Nunca achei nada igual procurando no google da vida e creio que não sou só eu a indecisa na hora de fazer ou não faculdade de fotografia. Por isso, espero que, assim como eu, vocês também gostem. Sorry meu blablabla hahaha :B

A Caroline Pommerehn tem 20 anos, é gaúcha de Santa Cruz do Sul e formada em FOTOGRAFIA pela UNISC. O curso teve duração de 3 anos. Essa na foto abaixo é ela.

Como foi para você o processo de decisão do curso?
Ao término do ensino médio, não sabia que faculdade fazer, não me interessei por nenhuma na verdade, até descobrir através da minha tia Evelin Barboza, que na Unisc havia o curso de fotografia. Com o passar do tempo ela foi me contando como era o curso, o que estavam aprendendo e isso foi me motivando cada vez mais, me apaixonei e hoje estou aqui. <3 

Qual a reação dos familiares ao saber sua decisão?
Pais e irmãos apoiaram muito, mas algumas pessoas faziam pouco caso da minha escolha, cheguei até a ouvir: “pra ser fotógrafa é muito fácil, não precisa de faculdade”, “pra que gastar dinheiro com isso”. Mas com muita paciência, superei as dificuldades e os preconceitos em relação à fotografia não ser valorizada.

Como funciona, num geral bem básico, a faculdade de fototgrafia?
Você aprende a história da fotografia e seus princípios, sobre todas as áreas que ela abrange, com ênfase na operacionalização dos equipamentos e os processo de tratamento de imagem.

Os cursos mais curtos ajudam ou não já na faculdade?
Com certeza, ajudam antes de cursar e depois de formado. A fotografia evolui, está sempre em desenvolvimento. Pretendo fazer muitos cursos e workshops. Parar NUNCA, sempre na busca do conhecimento e da inovação.

O que vocês (alunos) veem na prática, projetos e etc?
Na pratica, aprendemos a usar o equipamento, técnicas, e usar iluminação em diferentes situações.

Como foi decidir o tema do tcc?
Escolhi fotografia de moda para aprofundar o conhecimento nesta área e explorar mais a criatividade fotográfica e conceitos diferenciados. Sempre acreditei que fosse possível contar uma historia em um editorial de moda, é encantador. Aprendi muito com o TCC.

Ter se formado em fotografia fez diferença na hora de arrumar um emprego?
Já trabalhei em estúdios, porém não deram muito certo então tomei a melhor decisão da minha vida, trabalhar por conta própria.

Entre a teoria e prática, você aprendeu coisas muito diferentes?
Como todo curso, você aprende muito mais na prática. Ser fotografo não é fácil, é preciso muito estudo, técnica e prática. Foi complicado aprender a manusear uma câmera profissional, fazer ensaios e outros trabalhos compensando abertura, velocidade e ISO, e outros elementos da composição fotográfica.

Você tem alguma dica para iniciantes??
Então pra quem quer começar, aprenda a usar o seu equipamento antes de qualquer coisa, faça um curso e pratique muito.

A Carol sempre posta fotos dos seus making off e acho isso muito interessante, dá pra saber o sacrifício dela na hora de fotografar. É no chão, em cima de uma árvore, no perigo de uma cachoeira, em cima do muro. Tudo com amor.




Obrigada Carol pela sua participação, me ajudou muito e creio que ajudará muita gente. Espero que você alcance todos os seus sonhos e objetivos e tenha muito sucesso, mais do que já tem. Seu talento é demais. Você também é Um super beijo á todos que leram =D Ótima semana a todos ♥♥♥


Se quiser, acompanhe a Carol pelas redes sociais:

Fã Page

Instagram

Flickr

Talvez você goste disso também

14 comentários

  1. Muito legal a entrevista com ela! Realmente, vejo muito preconceito com quem quer se formar em fotografia. Mas ainda bem nada disso a desmotivou, pq ela arrasa no que faz, curti muito o empenho dela em achar posições subindo no muro etc. Fiquei um pouco curiosa para ver como ficou o TCC dela, hahahhaha.

    www.sincronias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii linda!! Fico feliz que gostou da entrevista, serviu muito pra mim. Acho qie finalmente me decidi sobre a faculdade :B Os making off são demais ne?? Hsha um beijo <3

      Excluir
  2. Nossa que máximo! Amo fotografia e quero muito fazer um curso um dia (mas primeiro preciso de uma câmera nova). Amei poder ver um pouquinho do Making Off... muito legal!
    Boa Jana... amei o post!
    Um grande beijo!

    http://renatavernisi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os making off dela são o máximo, sério. Tudo lindo de morrer <3 fico feliz que tenha gostado, um beijao heim <3

      Excluir
  3. Acho que deve ser super legal, as vezes penso em fazer essa faculdade, mas por outro lado, acho que não conseguiria trabalhar com isso muito tempo! Mas de uma coisa tenho certeza, n é tão fácil quanto as pessoas dizem
    fashionemcores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico tao brava quando falam que é só apertar um botão ou estereótipos do tipo.Ninguém sabe como é porque se soubesse não sairia falando assim.
      Espero te ver aqui mais vezes heimmm um beijao <3

      Excluir
  4. Gente que lindas as fotografias, ela manda muito bem e achei bem legal os making off, haha, ela tem muita criatividade e coragem ^^
    E foi bem legal também saber que ela mora no sul, sou gaúcha também :))
    Seu blog é muito amor, seguindo :3

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii betania, fico muito feliz que tenha gostado. A Carol é demais, od making off nossa <3
      Voltr sempre viu?? Beijao <3

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Você é de onde ?? Eu também pretendo começar a faculdade de fotografia ano que vem, espero que dê certo!! Quem sabe não nos encontramos <3 um beijoo <3

    ResponderExcluir
  7. Bom, fotografia é um ótimo rumo para muitas de nós que somos blogueiras, amo fotografias <3 Mas não é o que escolhi rs :)
    Beijos :*
    www.foreveryoungeternamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo fotografia muito antes de pensar em ter um blog. Na verdade, eu criei um blog porque queria compartilhar minha vida através das minhas fotografias. O amor pela fotografia veio desde novinha ♥ beijosss ♥

      Excluir
  8. Adoreeei o post Janaina! Acho super legal uma facu de fotografia, muito interessante! E não sabia que tinha uma tão específica assim.
    BJBJ
    Eu não quero ir embora ~blog
    http://eunaoqueroir.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria das pessoas não sabem mesmo que tem ne?? Estou muito animada pra começar o curso no ano que vem <3
      Obrigada pela visita linda, volte sempre <33

      Excluir

Fico feliz que você tenha vindo até aqui deixar sua opinião, sugestão ou etc, sinta-se a vontade.
Se quiser manter contato: segue nas redes sociais ou mande um e-mail para meuolharmagico@hotmail.com ♥

Meus últimos vídeos

Subscribe